Como atrair mais Clientes e Parceiros utilizando um Blog como ferramenta de Networking.


Nesse artigo vou revelar os segredos que aprendi utilizando um blog como ferramenta de networking, o que me levou a alcançar uma audiência de 22 mil pessoas por mês no meu mercado, atrair novos clientes e a fechar grandes parcerias.


Os segredos revelados nesse artigo foram fruto de muitos testes, grandes erros, centenas de horas de leitura e muitas noites sem dormir. Decidi compartilhar com você para que você não precise passar por todo esse processo, e possa ir direto ao ponto.


Posicione-se como autoridade


As pessoas estão condicionadas a dar ouvidos às autoridades. É como quando um policial te para na rodovia e automaticamente seu cérebro reconhece que aquele policial é autoridade, e que você deve prestar atenção e seguir suas recomendações. Esse impulso é chamado de “gatilho mental”, e é descrito no livro Armas da Persuasão, de Robert Cialdini.


Outro exemplo é o professor, todo aluno sabe que deve respeitar seu professor porque ele passou por experiências que trouxeram conhecimento e o colocaram numa posição de transmissor desse conhecimento.


Através de um blog você pode se posicionar como professor do seu mercado. Quem ensina demonstra autoridade. As pessoas vão entender que você sabe está fazendo, caso contrário você não estaria ensinando. Quando você começar a se posicionar como autoridade no seu nicho, você irá naturalmente atrair mais negócios, clientes e parceiros.


Desde que criei o meu blog de tecnologia tenho recebido convites para publicar artigos em outros sites, participar de palestras e congressos online. Claro que isso leva tempo, e é fruto da produção de um conteúdo de qualidade e que agrega valor para o leitor.


Atraia mais clientes


Um blog pode ser utilizado como imã para atrair seu público alvo e converter esse público em novos clientes, projetos e negócios.


Existe uma técnica muito utilizada no marketing digital que tem levado empresas a faturarem milhões, essa técnica é chamada de AIDA:


A = Atenção

I = Interesse

D = Desejo

A = Ação


Essa técnica consiste em criar um conteúdo que desperte a atenção do seu público para a leitura, esse artigo precisa ser do interesse do leitor. Dessa maneira ele vai ser levado ao desejo em conhecer mais sobre o seu serviço ou produto. No final do seu texto deve haver uma chamada para ação que irá converter seu leitor em cliente.


Utilizando essa técnica você vai potencializar seus resultados na internet, e vai ser muito mais efetivo do que aqueles que utilizam textos sem estratégia.


Atraia grandes parceiros


É importante para todo negócio ter parceiros estratégicos. Já dizia o provérbio africano: “Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado”.


Uma maneira de despertar a atenção de parceiros em potencial é escrever uma lista dos top 10 do seu mercado. As empresas hoje em dia utilizam ferramentas que monitoram menções de sua marca, site e redes sociais. Pode ter certeza que essas empresas vão perceber que estão sendo mencionadas, e muitas vezes vão te procurar para agradecer, e é nessa hora que você deve fechar a parceria. Pode parecer que você está fazendo propagando gratuita para seus concorrentes, mas não é bem assim.


Prefiro enxergar concorrentes como grandes parceiros em potencial. Um exemplo dessa técnica é o artigo: os top 10 melhores sites de tecnologia do Brasil que escrevi em meu blog, e hoje está como top 1 no Google para “melhores sites de tecnologia” e já me atraiu muitos parceiros.


Além disso, outra dica são os guest posts. Essa técnica consiste em trocar artigos com seu parceiro, permitir que seu parceiro publique artigos em seu blog e que você publique no dele. Dessa maneira você pode atingir pessoas que antes você não atingiria, vai melhorar seu posicionamento e fortalecer suas parcerias.


Agora que você já aprendeu essas técnicas chegou a hora de colocar em prática. Depois me conte qual foi seu resultado.


Colaborador do Circuito Networking: Autor Adam Silva


Bacharel em Análise de Sistemas, trabalha com TI há 7 anos. Especializado em web, programador, blogueiro, baterista e entusiasta de tudo que envolva tecnologia. Fundador do Estudar TI e da F5 Themes.






Destaque do mês
Posts
Compartilhe
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic