PALESTRA NETWORKING: Redes de conexões eficazes.

February 10, 2017

Ciclos de palestras e Mentorias do Circuito Networking na Feira do Empreendedor Sebrae - SP.

 

Este ano promete transcender todas as expectativas e negócios. Espaço INOVAÇÃO - Negócios Sustentáveis - Salas do Conhecimento, com os melhores SPEAKERS afiados de todos os tempos.

 

FEIRA DO EMPREENDEDOR 2017 18 A 21 DE FEVEREIRO DAS 10H ÀS 21H ANHEMBI PARQUE – PAVILHÃO SUL — AV. OLAVO FONTOURA, 1209, SÃO PAULO - SP ENTRADA FRANCA.

 

5 ciclos infalíveis para driblar a timidez e se dar bem no Networking.

 

Vou dar 5 dicas para você afiar seu networking e ir para a feira do empreendedor arrasar e fazer bons negócios, bora?

 

Você começa a suar só de pensar em networking? Veja como é fácil, programe sua mente, você vai virar um expert networker.

 

Quer se destacar em sua profissão, mas não sabe por onde começar, que tal mudar primiero seu mindset e começar a acreditar mais no seu potencial que está guardado ai dentro de você.

 

Em seu mercado o da tecnologia, você não pode ficar para trás de jeito nenhum, ainda mais, se for por causa do fator medo de falar com as pessoas.

 

Então se já é hora e colocar em prática a sua alma empreendedora, faça de você o seu próprio negócio, assim, você vai conseguir mais clientes, parceiros que vão te indicar e novas fontes de monetização.

 

Já dizia o velho Chacrinha, “Quem não se comunica se trumbica”! E olha, é bem mais simples do que parece, viu! É só você acreditar no seu poder de transformar a sua timidez em confiança.

 

O que é difícil para os tímidos?

 

Ainda que o desafio exista para todos, também é verdade que os tímidos enfrentam um obstáculo adicional por conta de seu comportamento. “Eles sofrem mais para dar o primeiro passo, entrar em rodas, se apresentar para desconhecidos”, como tudo nesta vida, exige treino. Ficar na frente do espelho se observando como fala ajuda bastante, sabia?

 

 

Vamos, lá, respire fundo pelo menos umas 3 vezes e olhe-se no espelho e imagine-se como uma pessoa que não tem medo de agir, imagine-se com mais confiança, pense em uma pessoa confiante a quem você sempre admirou, pode ser um amigo seu, uma pessoa famosa, ou uma celebridade, por exemplo, pois visualizar um traço confiante de uma pessoa que você admira e espelhar-se nela, vai fazer você se sentir mais confiante e alegre, comece a olhar para si mesmo de uma forma mais confiante, e isso irá encorajá-lo e transformá-lo gradualmente, pouco a pouco você vai começar a pensar e agir com mais confiança, vendo as coisas de uma maneira nova e com uma inspiração diferente, tornando-se assim mais assertivo e capaz de conversar com qualquer pessoa que você escolher, você vai encontrar a sua vida social, e vai ser uma pessoa mais confiante, você vai superar, acredite.

 

No entanto, essa resistência inicial não está condenada a virar paralisia – há inúmeros truques para driblá-la. Veja a seguir algumas propostas dos especialistas que eu pesquisei e aprendi e agora vou compartilhar com vocês.

 

CICLO 1: Seja observador e converse com as pessoas certas

 

Se você perde energia com a interação social, a palavra mágica é economia. Por isso, sempre digo, o tímido deve especialmente ser criterioso na hora de escolher os contatos em que vai investir, pesquise antes as pessoas a qual deseja se relacionar em um evento, congresso, festa, workshop ou até mesmo conhecer uma pessoa. Mas lógico esteja aberto para que isso aconteça.

 

“Para evitar desgastes à toa, os seus tiros devem ser certeiros”. ter menos alvos na mira também significa mais tempo de preparação para cada um deles, entendeu?

 

CICLO 2. Recorra a intermediários para te conectar

 

Se estabelecer o primeiro contato com um estranho é a sua maior dificuldade, uma boa dica é pedir a um conhecido que apresente você a ele. Por isso, que manter as relações são importante.

 

Outra dica é ir com alguém que pode te ajudar a quebrar o gelo ou informe a sua rede de contato que está indo ao evento, isso ajuda a saberem que você vai estar lá.

 

CICLO 3. Use moderadamente recursos digitais

 

Nada de ficar o tempo todo no celular, parece que você esta indisponível ou em off-line deste mundo!

 

Chegue no evento e faça um check-in em sua rede social e poste sua foto no local, isso ajuda as pessoas que estão no mesmo local a saberem que você anda por lá! A internet e as redes sociais alteraram significativamente a forma de fazer networking – para melhor, muito melhor, diriam os tímidos.

 

As mídias digitais podem e devem ser usadas, principalmente para fazer contatos iniciais. Tudo com moderação, claro: encontros presenciais são necessários de vez em quando.

 

CICLO 4. Chegue mais cedo nos eventos

 

Vai a um congresso ou feira? A dica é ser um dos primeiros a aparecer no local do evento.

 

“Quando ainda há poucas pessoas no ambiente, fica mais fácil se aproximar e começar conversas com mais tranquilidade”, ai será você que estará conectando pessoas e se tornando o facilitador (networker), que vai estar abrindo portas, inclusive para você.

 

CICLO 5. Vá preparado, conheça antes com quem vai conversar

 

O segredo do networking não está em falar, mas em ouvir. Por isso, você não precisa ser um grande tagarela para conquistar o outro – basta fazer as perguntas certas e tente estar em sinergia com a pessoa, prestando atenção no que ela fala, assim da tempo de pensar em uma resposta ou dar continuação no assunto sempre usando o mesmo tom de voz que o interlocutor, olho no olho e empatia serão seu diferencial, nos dias de hoje é muito bem-vindo.

 

“Se você estudar e pesquisar o suficiente, saberá elaborar questões interessantes sobre a sua área profissional”. “Além de causar uma boa impressão, você ainda se livra da necessidade de falar sobre amenidades”.

 

Dica de ouro: Se não tiver cartões , não se preocupe, use um aplicativo que já conecta você com as redes sociais e caso não seja possível pegue você o cartão, assim, poderá de fato manter as relações que mais te interessam, mas não se esqueça do principal, pessoas não são máquinas as convide para um café ou uma cerveja para fortalecer a relação.

 

E sempre que possível indique pessoas para outras pessoas, assim, você será conhecido como um social hub que conecta pessoas, olha que incrível, de tímido você se tornou um networker, viu como é fácil.

 

Agora conheça alguns ex-tímidos que são empreendedores de sucesso na tecnologia.

 

A vida corporativa é mais complicada para quem é muito tímido. Mas esta não é uma máxima definitiva, para alívio dos introvertidos. De acordo com Susan Cain, autora do livro “O Poder dos Quietos”, criatividade, persistência e moderação são características que afloram no silêncio e já levaram muitas pessoas ao sucesso e a um patamar global de influência.

 

É o caso dos executivos desta lista, que apesar de não serem extrovertidos, estão entre as pessoas mais influentes do mundo dos negócios, confira e se inspire neles.

 

Larry Page

 

O Co-fundador do Google, nem preciso dizer que ele precisou muito vencer a timidez neh!

 

 

Warren Buffett

 

O megainvestidor, sonho de consumo dos empreendedores.

 

 

Steve Wosniak

 

Criador do primeiro PC, ahh, se ele tivesse vencido a timidez antes.

 

 

Marissa Mayer

 

A toda poderosa do Yahoo, nem precisa dizer que ela é a Geek grau 10.

 

 
Elon Musk

 

Elon Musk, fundador e presidente da Tesla e SpaceX, nem preciso dizer nada! O cara é...

 

 

Guy Kawasaki

 

Conselheiro da Apple, e um dos grandes especialistas da atualidade em marketing e tecnologia, este sim, se superou na timidez.

 

 

Pete Cashmore

 

O criador do Mashable, desculpa Pete, você não tinha nenhum cartoon na galeria do google ai resolvi escolher o Sr. Burns, como um protesto já que você é lindo demais! Façam um cartoon dele, pow!

 

 

Jeff Bezos

 

O fundador da Amazon o cara faz a diferença, aprendeu que se comunicar era necessário para fazer desta empresa o que ela é hoje.

 

 

Mark Zuckerberg

 

Dispensa qualquer tipo de apresentação! Mas vamos lá... programador, empresário e um dos fundadores do facebook, depois que ele passou por poucas e boas nos palcos, aprendeu a lição e foi fazer um curso de oratória, hoje é o rei do live.

 
 
Bill Gates

 

Magnata do bem, filantropo e um dos fundadores da Microsoft, adora conhecer pessoas e se tornou um dos maiores networkers da tecnologia. A IBM agradece!

 

 
Déborah Alquimim

 

Formada em Relações Públicas, com especialização em Metodologias Aplicadas Quântica é Fundadora, Mentora, Speaker, Facilitadora, Networker, Cool Hunter, Criativa e Redatora desta matéria e pau pra toda obra, do Circuito Networking.

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Please reload

Destaque do mês

Habilidades Comportamentais - Influenciar na era Digital.

August 5, 2019

1/1
Please reload

Posts
Please reload

Compartilhe
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic